Como controlar minha vida financeira 

Publicidade

Guardar dinheiro não é fácil, pois os gastos são altos e nem sempre sobra um dinheiro para investimento. Para conseguir aplicar um dinheiro na poupança é necessário ter um controle de suas finanças pessoais. Com empenho você conseguirá ter esse controle e um dinheiro guardado, além de conseguir evitar surpresas no final do mês.

Algumas dicas ajudarão a administrar seu dinheiro, de uma maneira que você saberá sobre seus gastos e quais os valores ainda poderão ser gastos

Publicidade

Como controlar minha vida financeira

Tenha domínio sobre seus gastos   

Crie o hábito de anotar seus gastos, onde e quando serão cobradas, e o valor. Desta maneira no final poderá somar os valores gatos e não será surpreendido, pois há algumas situações de esquecimento dos pequenos gastos, ou não percebe que os valores acumulados podem gerar um impacto maior na hora do pagamento das contas.  

Organize seus gastos em planilhas 

Crie o hábito de se organizar através de planilhas, programas como Excel ou outros disponíveis em aplicativos te ajudam no seu planejamento financeiro. Com os gastos descritos e organizados em planilhas ficará mais fácil ter o controle detalhado de seu dinheiro, além do controle diário facilitar para não haver contas ultrapassadas.

Deixe um “extra” para emergências

Reservar um valor para situações de emergências é fundamental. Emergências acontecem, e algo inesperado pode acontecer com qualquer pessoa, por este motivo é indicado ter sempre uma reserva para situações de última hora e assim evitar apuros.

Publicidade

Priorize suas dívidas  

Pague primeiro suas dívidas, depois você poderá gastar com o que quiser os valores restantes. Afinal, as dívidas quando não são pagas geram juros, o que pode complicar mais e mais e talvez se tornar impagável, fazendo com que o seu nome fique inadimplente, portanto realize o pagamento das dívidas assim que estiver com o dinheiro em mãos.

Evite gastos impulsivos ou desnecessários 

Não compre sem planejar ou pesquisar valores, isso pode gerar problemas futuros na hora de pagar outras contas. Alguns gastos não são necessários, portanto lembrem-se das prioridades e evite compras impulsivas, compre apenas o permitido pelo seu orçamento.

Evite compras no cartão de crédito  

Ao utilizar com muita frequência o cartão de crédito pode te surpreender na hora de pagar as contas, o indicado é utilizar o mínimo possível e quanto menos cartões você tiver menor o risco de ultrapassar os valores disponíveis para gastos “extras”.

Faça planejamentos

Preocupações com gastos e dinheiro são diárias, por isso é ideal ter um planejamento, dessa maneira problemas podem ser evitados. Realizando o pagamento das compras à vista você dificilmente gastará mais do que o devido. Dessa forma, no fim do mês terá uma noção melhor dos seus gastos. 
Nota-se que um planejamento financeiro depende exclusivamente de cada pessoa. Saber investir, gastar e principalmente aprender a priorizar as coisas é fundamental para ter uma vida financeira mais estável
 

 

Publicidade

You may also like...