Como Consultar o FGTS Online de Forma Simples e Rápida
A maioria das pessoas ainda possuem dúvidas de como consultar o FGTS, muitas ainda acham que o único modo de fazer a consulta é indo até uma agência. No entanto há mais formas de consultar seu FGTS.
Além do mais há outras informações que o interessado deve saber sem precisar ir a uma agência.
Antes de mais nada é importante informar que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um benefício oferecido aos profissionais que trabalham com carteira assinada.
Esse benefício é um dos que assegura o direito de o trabalhador de receber uma indenização caso ele seja demitido sem uma justa causa, por exemplo.
Dessa forma é preciso que uma vez ao mês o contratante faça um depósito de 8% do salário do seu colaborador na sua conta do FGTS. Portanto, se o deposito for realizado corretamente o trabalhador terá o direito de receber o valor total no fim do seu contrato. O valor final pode ser alto ou baixo, o importante é receber o valor corretamente.
Muitas pessoas não sabem, mas para cada emprego com carteira assinada que ela possuir ao longo da sua jornada profissional uma conta bancária é aberta . No entanto todas as contas que forem criadas ficarão ligadas ao seu CPF, facilitando na hora de saber se há valores para receber ou não.
Uma das vantagens de ter o FGTS é poder utiliza-lo de muitas maneiras. Seja para comprar sua casa própria, para pagar contas, construir ou reformar um imóvel ou para usar como desejar. Afinal, a pessoa que se receberá o benefício do FGTS pode escolher como utiliza-lo.
Como realizar a consulta do FGTS pelo celular?
Para realizar a consulta do FGTS pelo celular é tão fácil quanto consultar pelo computador, para que tudo saia da maneira certa, é só seguir o passo a passo.
Antes de mais nada é necessário acessar o site do INSS pelo celular. Logo após será necessário realizar o login com o seu CPF. Caso ainda não seja cadastrado, clique em “criar nova conta” e siga o passo a passo solicitado.
Logo após, acesse a sua conta, basta clicar no seu nome ou no ícone do usuário, após o acesso, você passar a ter acesso ao seu número do PIS e as demais informações do FGTS.
Como faço o download do aplicativo do FGTS?
Um dos meios de consultar o FGTS é utilizando o app, além do mais, é um app fácil de fazer o download.
Antes de mais nada, o beneficiário deverá acessar a loja de aplicativos do seu celular (para aparelhos androide, acesse a Play Store e para aparelhos IOS acesse a App Store). Após abrir o App, digite o número do seu PIS e a sua senha. Para finalizar, clique na alternativa “trabalhador” e confira o seu saldo do FGTS.
Faça a consulta do seu saldo do FGTS pelo computador
Além de poder realizar a sua consulta pelo app do celular, também é possível consultar pelo computador, e por esse motivo essa é uma das opções mais utilizadas.
Primeiramente é preciso entrar no portal meu INSS, acessar a conta com o seu número de CPF. E caso não tenha conta de acesso, clique em “Criar Nova Conta” e assim como nas outras formas de ter acesso, siga as instruções. Logo após o acesso a conta, clicar no ícone do usuário ou no nome do usuário, assim irá aparecer o número do seu PIS e demais informações do seu FGTS.
Saques do FGTS
O saque dos valores do FGTS para contas ativas e inativas foram liberados no mês de setembro de 2019. O Governo Federal disponibilizou que profissionais efetuassem o saque dos valores dos seus FGTS em todas as contas, estando elas ativas ou não. Além disso, é possível realizar o saque dos valores referentes a empregos antigos ou até mesmo do trabalho atual.
Contudo, o valor de saque permitido é de R$500,00 em cada conta. Portanto se o profissional possuir mais que uma conta, o mesmo poderá realizar o saque de cada conta no valor de R$500,00. Porém se o valor disponível na conta for menor que quintos reais, o titular também poderá realizar o saque da quantia integral.
Quando posso realizar o saque do meu FGTS?
O Governo especifica razões para que seja autorizado o saque do FGTS.
- Aposentadoria;
- Em razão de desastre natural;
- Falecimento do trabalhador;
- Ser suspenso do trabalho independente;
- Desligamento da empresa sem justa causa;
- Após 3 anos sem haver depósitos na conta;
- Em casos de estado de saúde terminal;
- Após o trabalhador ficar três anos sem o regime FGTS;
- Se o titular da conta for portador de HIV ou estiver em tratamento de câncer;
- Se o beneficiado ter mais de 70 anos;
Portanto são esses algumas das razões que possibilitam o saque do FGTS a qualquer momento. Porém se for em casos de profissionais que desejam sacar valores de contas inativas ou contas ativas, será necessário que eles se organizem e se orientem a respeito para que não tenha complicações.
Além do mais, só é permitido o saque do benefício em um período especifico. Ou seja, o titular beneficiado deve seguir a regra que é conforme a sua data, nascimento.
Um exemplo disso é se a data de nascimento do trabalhador for no mês de setembro, o seu benefício só poderá ser retirado da conta entre os meses de setembro e novembro. Contudo essa data pode sofrer alterações a cada ano. Portanto antes de fazer a solicitação da retirada do valor do FGTS, certifique a tabela do mês de saque daquele ano.