Quais erros devem ser evitados com Cartões de Crédito 

Publicidade

Muitas pessoas entram em dívidas e acabam ficando com o nome inadimplente devido ao uso excessivo ou indevido do cartão de crédito. No entanto muitos problemas podem ser evitados, desde que as pessoas se conscientizem e passe a identificar e evitar alguns erros ao usar o cartão de crédito.

Boa parte dos brasileiros que utilizam o cartão de crédito não fazem um planejamento ou anotam suas dívidas. Essa falta de organização pode levar ao pagamento extra do valor utilizado, pois qualquer conta que não seja paga em dia, gera juros e encargos em cima do valor.

Publicidade

Porém adotando algumas práticas é possível evitar essas dívidas e continuar usando o cartão de crédito.

Quais erros devem ser evitados com cartões de crédito

O cartão não é uma fonte extra de renda

O limite disponibilizado em um cartão de crédito é uma espécie de “empréstimo” feito pelo banco para o portador do cartão. Desse modo, é importante lembrar que o valor gasto deve ser pago. O valor gasto pode ser pago em parcelas, porém o limite disponível do mesmo só deve ser utilizado quando for realmente necessário. Em casos de produtos com o custo muito alto, ou quando o cliente não tiver o dinheiro para fazer o pagamento a vista, o cartão facilitará para essa conquista. Por isso é importante manter o pagamento dos gastos em dia.

Do mesmo modo, para evitar problemas, é fundamental usá-lo corretamente. Evite gastos se não puder pagá-los depois, ultrapassar a data de pagamento da fatura, do contrário os juros poderão ser altos e o limite poderá ser bloqueado.

Fazer o pagamento mínimo da fatura

Você tem a opção de fazer apenas o pagamento mínimo da fatura, ou seja 15% do valor total. Porém essa opção pode gerar problemas maiores na próxima fatura. O valor restante será acrescentado no próximo mês e os juros podem chegar até 15,12% do valor. Esses juros são chamados crédito rotativo.

Caso isso aconteça, é aconselhável o cliente entrar em contato com o banco e tentar fazer uma negociação para melhorar as taxas de juros.

Publicidade

Ultrapassar a data de pagamento da fatura

Ultrapassar a data de pagamento da fatura pode gerar juros de até 3% ao mês. Caso o cliente ultrapasse e não pague a fatura do cartão, o mesmo poderá entrar no crédito rotativo, que pode levar a lista de inadimplentes do SPC e Serasa.

Portanto lembre-se que fazer o pagamento em dia das faturas é muito importante, por evitar os juros e outros problemas.

Não se manter informado sobre as taxas do cartão

Na maioria das vezes os cartões de crédito têm taxas anuais que devem ser pagas para que possam ser usados. Solicitar o aumento do limite do cartão também pode gerar taxas extras na anuidade do mesmo. Realizar saques com o cartão de crédito também podem gerar taxas extras, portanto é recomendado evitar o uso dessa ferramenta.

Ter e usar mais que 1 cartão de crédito

Quanto mais cartões você possuir, maiores serão seus gastos. Isso poderá levar a maiores complicações na hora do pagamento, principalmente se você não for uma pessoa organizada financeiramente. Além disso, usando vários cartões para fazer suas compras, você encontrará dificuldades para controlar suas dívidas.

Não conferir o seu extrato bancário

Confira regularmente a fatura do cartão de crédito, tendo assim um controle e consciência de seus gastos.

Não fiscalizar as cobranças em débito automático

Programar o pagamento de suas dívidas para o débito automático pode ser uma excelente ideia. Com essa função é possível evitar atrasos e juros da conta. Porém é preciso controlar seus gastos para saber o que será debitado na sua conta. Dê preferência para fazer pagamentos automáticos de conta de água, luz, internet, etc… 

Procure saber todas as informações sobre o seu cartão de crédito antes de utiliza-lo, para evitar endividamentos. Usando o cartão com inteligência você evitará problemas e poderá fazer uso do mesmo por muito tempo.  

Publicidade

You may also like...