O que me torna exclusivo no mercado de trabalho?
O que te faz um candidato exclusivo? Por que você deve ser contratado ao invés dos demais candidatos? O que te torna um colaborador especial? Essas são algumas questões que poderiam te deixar nervoso ou sem resposta em um processo seletivo se não estivesse esperando por elas.
Reflita sobre a vaga oferecida
Antes de mais nada reflita sobre o anúncio da vaga de emprego oferecida. Observe bem quais os requisitos exigidos. O candidato deve possuir as principais características pedidas para o cargo disponível.
Faça uma autoanálise
Primeiramente para obter uma resposta clara a seu respeito, faça uma autoavaliação. A princípio é importante ser claro nas respostas a seu respeito. Analise seu currículo, recorde suas experiencias anteriores, sua personalidade e suas competências, assim você conseguirá responder essas difíceis questões.
Responder diretamente
- Se você tem soft skill importante para a atividade fale a respeito.
- Se possui alguma experiência específica em uma determinada tarefa relacionada a vaga de emprego, é muito importante menciona-la.
- Se o seu currículo tem algum diferencial comparado aos dos demais candidatos, você pode elaborar suas respostas baseado na sua particularidade.
Elabore respostas determinadas, dê exemplos se necessária
Mencione exemplos anteriores como “Considerando minha formação em… combinada com a minha experiência e minhas capacidades pessoais em… me oferece um entendimento especial em relação a… o que me permitem conquistar bons, tais como…”
Dessa forma não permita que o “único” dessa pergunta o atrapalhe na elaboração da resposta, pense sempre em respostas verdadeiras e especificas. Concentre-se em oferecer o melhor para a empresa.
Boa sorte!