O que fazer com o nome inadimplente?
Quando o nome está sujo ou inadimplente significa que seu nome foi cadastrado na rede de proteção ao crédito, ou seja, você tem limitações para solicitar crédito no mercado. Não sendo mais possível realizar compras para pagamentos futuros.
Nos dias atuais, mais de 60 milhões de cidadãos brasileiros estão com o nome negativado. O Brasil corresponde aos mesmos números de negativados que Itália, Canadá e Austrália juntos,. Sendo este um número preocupante, pois coloca o Brasil entre os países com um número alto de inadimplentes.
Como Funciona?
Ao deixar de pagar uma conta e não tentar uma negociação com a empresa, a mesma pode encaminhar uma denúncia ao SPC, CCF e Serasa. Em seguida esses órgãos de proteção ao crédito irão cadastrar seu nome em uma lista de pessoas que também não conseguiram pagar suas dívidas em dia e também tiveram seu nome encaminhado. Dessa forma, o inadimplente não conseguirá outras linhas de crédito em outras empresas para realizar compras a prazo.
Posteriormente, antes de seu nome ser negativado, você receberá uma carta informando sobre a dívida, juros e uma proposta para pagamento. Na mesma também terá a informação que se o pagamento não for feito até o prazo limite determinado, seu nome entrará para a lista de inadimplentes. Portanto é importante o cliente tentar uma negociação para evitar ficar com o nome negativado.
O que acontece quando o nome fica “sujo”?
Você terá dificuldades para conseguir crédito no mercado. Ao solicitar esses serviços, as empresas farão uma análise para saber como está sua situação, em casos de pessoas com situação irregular nos órgãos de crédito, o recurso será automaticamente recusado.
Da mesma forma, a pessoa com o nome inadimplente pode ter dificuldade para viajar para outros países, se matricular em universidades privadas, entre outras coisas.
O nome é muito importante para uma vida bem-sucedida, portanto mantê-lo limpo é fundamental.
Como regularizar seu nome
Primeiramente tente uma negociação com a empresa a qual você está devendo, após o acordo, realize o pagamento da fatura em dia. Caso você não consiga realizar o pagamento em dia, entre em contato novamente com a empresa e renegocie a dívida. Se necessário peça para que o valor seja dividido em parcelas para facilitar o pagamento. A empresa também tem interesse no pagamento da dívida, portanto a mesma poderá facilitar esse processo.
Há também algumas feiras que são organizadas pelo Procon, SPC e Serasa para a regularização de dividas. Nestas feiras, você só precisa levar um documento com foto, CPF e os agentes de atendimento tentarão negociar suas dividas. Em algumas vezes, os valores podem chegar a um desconto de 50%, ou seja, metade do valor da dívida. Em algumas parcelas seu nome já estará regularizado.
Como evitar ficar com o nome irregular?
- Guardar um dinheiro para situações de emergência é muito importante, dessa forma você pode utilizar em casos como esse.
- Evite gastos supérfluos.
- Não deixe para quitar suas contas no último dia, ou de última hora.
- Tenha um domínio financeiro.
- Evite o uso descontrolado no cartão de crédito.
- Não empreste seu cartão de crédito para outras pessoas.
Um dos maiores problemas ao ficar com o nome negativado é ter dificuldade para conseguir crédito novamente. Portanto evite a negativação do mesmo.
Como saber se o seu nome está negativado
Procure uma Unidade do SCPC, Serasa ou SPC, tenha seu CPF em mãos, solicite a um dos atendentes que faça uma consulta para saber como está sua situação. Essa consulta geralmente é gratuita sendo em uma unidade dos órgãos citados acima.