Jovem Aprendiz Brasil – Saiba mais sobre o Programa

Publicidade

Tem sido cada vez mais normal jovens em busca da primeira oportunidade profissional, no entanto iniciar uma carreira profissional não é fácil, principalmente quando não possui nenhuma experiência. No entanto o Programa Jovem Aprendiz Brasil tem facilitado o ingresso de jovens no mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz Brasil é uma ação do Governo que visa auxiliar jovens a conquistarem uma vaga de emprego mesmo sem possuir experiência. Para isso o projeto conta com a Lei da Aprendizagem, que solicita que grandes empresas ofereçam oportunidades para aprendizes. Dessa forma uma parceria entre o projeto e as empresas é formada e os aprendizes passam a ser contratados.

Publicidade

Contudo é necessário que o candidato esteja de fato entusiasmado em preencher uma das vagas disponíveis, afinal ele deverá passar por uma entrevista de emprego. Vale lembrar que os recrutadores estão à procura de candidatos dedicados, por isso é indispensável que o mesmo transmita o seu interesse em fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

Como funciona o projeto?

A Lei da Aprendizagem solicita que as instituições consideradas de médio e grande porte direcione de 5% a 15% das vagas para aprendizes.

Jovem Aprendiz Brasil

No entanto o aprendiz deve realizar sua inscrição e, caso seu perfil seja selecionado, terá a oportunidade de obter um estudo teórico que será por meio do curso oferecido pelo projeto e também terá o direito de receber o treinamento prático na empresa que o selecionou.

No período que encontrar-se dentro da instituição, o jovem será acompanhado por outros profissionais qualificados e experientes. Serão esses profissionais que transmitirão as instruções necessárias para os jovens contratados sejam bem sucedidos no mercado de trabalho. Já as instruções teóricas serão passadas por instituições como SENAC, SENAI, CIEE, EPRO, etc.

É importante ressaltar que a empresa contratante ficará encarregada de observar a evolução do aprendiz e se certificar que ele está tendo toda assistência necessária para o seu desenvolvimento profissional.

Condições que são exigidas para participar

Assim como há exigências para preencher outras vagas, o pretendente a uma vaga de Jovem aprendiz precisa estar de acordo com algumas condições.

O interessado deve ter idade entre 14 e 24 anos, também é necessário que estejam cursando ou já ter concluído o Ensino Médio (no caso de conclusão é preciso comprovar). Demonstrar vontade de aprender, ser dedicado, ter disponibilidade de horários e outros.

Publicidade
Vantagens que o jovem Aprendiz pode obter

Da mesma forma que a Lei da Aprendizagem exige que os jovens interessados atendam alguns requisitos, a mesma também assegura que eles tenham algumas vantagens. Dessa forma, a instituição contratante deve ofertar aos jovens todas as vantagens a qual eles têm direito.

Sendo assim, deve ser oferecido ao aprendiz uma remuneração mensal, vale refeição ou vale alimentação, vale transporte, 13° salário, FGTS, carteira assinada e férias remuneradas.

Como se tornar um candidato do Jovem Aprendiz Brasil?

Os jovens que esteja interessado, deve procurar as vagas que estão disponíveis em instituições nas suas proximidades. Logo após, ele pode acessar o site da empresa e se inscrever ou até mesmo entregar o seu currículo pessoalmente. No entanto, muito provavelmente ele deverá ter em mãos seus documentos pessoais.

Após se candidatar, o jovem deverá aguardar pois a empresa entrará em contato se o seu perfil se encaixe ao que ela busca.

Empresas que admitem Aprendizes

As empresas de grande e médio porte devem conter em seu quadro de colaboradores jovens aprendizes e por esse motivo elas sempre disponibilizam vagas em diversos setores para esse público. Por meio dessa oportunidade muitos jovens dão início a suas carreiras profissionais e obtém sucesso.

Muitas empresas reconhecidas possuem parceria com o Programa Jovem Aprendiz Brasil, portanto é muito interessante conhecê-las.

Essas são algumas das instituições atuantes no Brasil que oferece oportunidade para Jovens Aprendizes conquistarem sua primeira chance no mercado profissional. Além disso, os aprendizes serão supervisionados por profissionais já qualificados e experientes atuantes na empresa contratante.

O objetivo do projeto e das empresas parceiras, é oferecer a oportunidade para os jovens brasileiros iniciarem suas carreiras promissoras sem abrir mão de projetos importantes como os estudos. E por essa razão é exigido que os mesmos estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio ou até já ter concluído os estudos. Além do mais é fundamental que o aprendiz faça parte do curso que será ofertado pela empresa.

Publicidade

Portanto essa pode ser a oportunidade que você buscava para adquirir o sucesso profissional e iniciar uma carreira no mercado de trabalho, sendo assim, não a deixe escapar. Procure as vagas que estão sendo disponibilizadas por uma das empresas participantes do programa e se candidate a que se encaixe com o seu perfil. Boa sorte!

You may also like...