6 Orientações Ginecológicas para evitar o mau cheiro na região íntima
Maus hábitos podem gerar alterações na flora vaginal, com isso, o cheiro tende a surgir com uma frequência maior.
Por muitas razões, nenhuma mulher deseja ter um mau cheio na sua região intima. Entretanto elas cometem alguns erros que podem deixar a região com um odor forte. É necessário destacar que há um odor natural e suave nessa parte do corpo, proveniente das secreções vaginais um cheiro muito forte pode ser um sinal de problemas na sua saúde intima. Neste caso é necessário procurar um especialista para examinar e ter um diagnóstico melhor sobre a situação.
Em seguida foram listados seis hábitos que devem ser evitados pelas mulheres para que a vagina não desenvolver um odor desagradável nessa região:
1- Usar roupas muito justas
Roupas apertadas podem prejudicar a respiração da área intima feminina, tornando o local propicio a proliferação de bactérias e fungos, o que pode gerar uma exalação de odores desagradáveis. É recomendado então o uso de roupas mais largas e com tecido de algodão.
2- Excesso de higienização
Os pelos pubianos são para proteger a parte genital feminina, dessa forma, não é recomendável remover todos os pelos da área.
3- Utilizar sabonetes incorretos
O ideal é utilizar sabonetes específicos para a região vaginal. Caso contrário, pode ocorrer um desequilíbrio no PH vaginal e facilitar a proliferação de microrganismos nocivos, que podem ocasionar o mau cheiro.
4- Desatenção ao higienizar a região intima
O exagero na hora da higienização pode ocasionar um mau cheiro, assim como a falta de higienização. Além desse odor desagradável, problemas mais graves de saúde podem ocorrer. Isso acontece devido ao acúmulo de suor e secreção vaginal.
5- Utilizar a ducha vaginal
Embora algumas mulheres utilizam esse recurso, ele oferece desvantagens para a sua saúde intima. Uma das maiores desvantagens é fato dela poder causar pequenas lesões na região genital, que podem deixar o local sensível a infecções. Al´4m disso, a ducha destrói a flora vaginal que protege a área contra infecções, explica o professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp, sr. José Maria Soares Jr. Isso colabora para a proliferação de microrganismos nocivos, cuja ação pode emitir um aroma desagradável.
O Dr Soares não indica o uso da ducha.
6- Alimentação irregular
Uma alimentação irregular ou desequilibrada pode ser o motivo de odores fortes na região da vagina. O uso de alguns medicamentos também pode ser responsável pelo aparecimento de cheiros desagradáveis na região.